A Cruz de Ferro

Ir em baixo

A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.VINGANÇA JUDAICA em Dom Maio 31, 2009 6:46 pm

Muito se fala sobre as condecorações mundiais...

Cada país com a sua principal, cada uma com seu charme particular e cada uma com seu dever!

A Cruz de Ferro (Eisernes Kreuz) foi criada em 1813, pelo rei Frederico Guilherme III da Prússia, precisamente no dia 13 de Março. Quando deu-se as Guerras Napoleônicas, o rei Frederico achou por bem premiar a bravura de seus soldados. Nasci aí a condecoração mais invejada do mundo!

Uma curiosidade interessante para os brasileiros e também para nossos descobridores é que a Cruz de Ferro teve inspiração, dentre outras, na Ordem de Cristo portuguesa. Ela foi desenhada por um arquiteto chamado Karl Friedrich Schinkel, contendo as cores de seu atelier, branco e preto. A cruz de Ferro recebeu também inspiração dos cavaleiros teutônicos do século XIV, já que esses usavam uma cruz como símbolo. Coube ao arquiteto apenas unir as cores ao desenho.

Como a Alemanha estava em guerra no momento em que foi criada, Friedrich fez uma condecoração barata para os cofres germânicos, então, a medalha teve sempre ferro como matéria prima principal. Por sinal, a Cruz de Ferro mudou seus elementos poucas vezes, sendo confeccionada em alumínio em algumas unidades. O fato é que não demorou a acabar sua manufatura nesse material visto que os soldados que a ganhavam queriam a “verdadeira” de ferro, daí em diante nunca mais mudou-se.

Seja qual for a medalha Cruz de Ferro ganha, ela sempre tinha a data 1813 gravada em seu braço inferior para caracterizar o ano de sua inauguração. Muito se fala sobre essa data. Uns dizem que trata-se de falsificações, outros dizem que trata-se das originais. Também havia um motivo para isso, ano de uma das maiores vitórias germânicas em front inimigo. Suas fitas variavam em preto e branco, como a medalha.



CONDECORAÇÃO

Embora criada e concedida aos soldados prussianos durante as Guerras Napoleonicas, foram feitas algumas concessões em 19 de Julho de 1870 durante a Guerra Franco-prussiana. Quando o Império Alemão foi formado em 1871, tornou-se uma condecoração genérica sobre todo o territorio Alemão. Os agraciados de 1870 que ainda estavam em serviço em 1895 foram autorizados a adquirirem um clasp de 25 anos em reconhecimento ao tempo de serviço.

Em 5 de Agosto de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, a Cruz de Ferro foi reinstituida pelo kaiser Guilherme I sem nenhuma alteração em relação ao modelo de 1870.

A Cruzes de 1813, 1870 e 1914 eram divididas em três graus:

· Cruz de Ferro de segunda classe;

· Cruz de Ferro de primeira classe; e

· Grã-Cruz de Ferro (Großkreuz des Eisernen Kreuzes)

A Grã-Cruz de Ferro foi concedida, sobretudo, para os generais do exército alemão. Uma outra premiação, de nivel superior, a Estrela da Grã-Cruz da Cruz de Ferro, foi concedida apenas duas vezes: ao Príncipe von Blücher (1813) e ao marechal Paul von Hindenburg (1918). Uma terceira entrega foi planejada para o general alemão que mais se destacasse durante a Segunda Guerra Mundial, mas não foi concretizada em razão da derrota alemã em 1945.

A Cruz de Ferro de primeira classe e a de segunda classe foram concedidas independente do nível do receptor. Era necessário receber a cruz de segunda classe para posteriormente receber a de primeira classe, embora em alguns casos tivessem sido concedidas simultaneamente. Esta maneira de distribuição, sem distinção do grau militar, contrastou com a maioria dos estados alemães, onde as premiação militares eram realizadas com base na hierarquia do receptor.

Durante a Primeira Guerra Mundial estima-se que foram distribuídas aproximadamente cinco milhões de cruzes de segunda Classe, 218 mil cruzes de primeira classe e cinco Grã-Cruzes. Os números exatos são desconhecidos, visto que os arquivos da Prússia foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Essa maciça distribuição reduziu o status e a reputação da premiação.

Adolf Hitler foi condecorado duas vezes por ato de bravura. A primeira medalha que recebeu foi a Cruz de Ferro de Segunda Classe em Dezembro de 1914. Depois, em Agosto de 1918, recebeu a Cruz de Ferro de Primeira Classe, uma premiação raramente atribuída a não oficiais.



A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Em 1939, Adolf Hitler reinstituiu por decreto a Ordem da Cruz de Ferro como condecoração alemã, dando continuidade à tradição de emiti-la em várias classes. Foram restabelecidas as três classes pré existentes (segunda e primeira classes e a Grã-Cruz) com a adição de uma classe intermediária, entre a Cruz de primeira classe e a Grã-Cruz; a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, para substituir a condecoração Prussiana Pour le Mérite.

A Cruz de Ferro padrão foi emitida em duas classes:

· Cruz de Ferro de 1ª Classe

· Cruz de Ferro de 2ª Classe

A Cruz de Ferro era concedida por bravura e outras contribuições no campo de batalha. A Cruz de segunda classe não era utilizada em serviço: os soldados usavam uma indicação do seu ganho com um pedaço da fita que era costurada na diagonal na túnica, a partir do segundo botão. A Cruz de Primeira Classe era usada no bolso esquerdo do uniforme de maneira semelhante a um broche.

Estima-se que tenham sido distribuidas 2,3 milhões de Cruzes de segunda classe e trezentas mil de primeira classe. Duas Cruzes de Ferro de Primeira classe foram dadas a mulheres, uma delas a piloto Hanna Reitsch.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, o uso de símbolos nazistas foi proibido por lei, incluindo portanto a Cruz de Ferro com a suástica (Hakenkreuz). Como alternativa foi concedido aos veteranos da Segunda Guerra uma réplica em miniatura, sendo a suástica (associada ao regime nazista) substituída por três folhas de carvalho, conforme a versão original de 1813.

Esta antiga condecoração alemã, embora ainda seja freqüentemente associada ao regime nazista, ainda é usada nas forças armadas da Alemanha (Bundeswer).



CRUZ DE CAVALEIRO DA CRUZ DE FERRO

A Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes em alemão) era concedida em reconhecimento a extrema bravura e/ou liderança no campo de batalha. Era usada ao redor do pescoço, tendo os seus aros feitos de prata com pureza entre 80% a 93.5%. Aos detentores da condecoração eram entregues réplicas oficiais a fim de preservar a Cruz original. Foi dividida em cinco graus:

· Cruz de Cavaleiro da Cruz de ferro

· Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Carvalho

· Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Carvalho e Espada

· Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Carvalho, Espada e Diamantes

· Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Carvalho, Ouro, Espada e Diamantes

No total foram distribuidas 7.313 Cruzes de Cavaleiros, 883 com folha de carvalho (incluindo o almirante japonês Isoroku Yamamoto), 159 com folhas de carvalho e espada. Apenas 27 homens receberam a classe de diamante da Cruz de Cavaleiro (10 pilotos, dois capitães de submarinos, um coronel, catoreze generais e marechais). Hans-Ulrich Rudel foi o unico que recebeu a Cruz de Cavaleiro com Carvalho, Ouro, Espada e Diamantes.



GRÃ-CRUZ DE FERRO

Durante a Segunda Guerra Mundial o único a receber a Grã-Cruz foi Hermann Göring que foi condecorado em 19 de Julho de 1940. De maneira geral a medalha tem as mesmas caracteristicas da Cruz de Cavaleiro, exceto o fato de ser maior, medindo 63 mm (Cruz de Ferro 44 mm / Cruz de Cavaleiro 48,5 mm). Foi originalmente projetada para ter bordas em ouro, mais foi alterada para prata antes de ser entregue.

A Grã-Cruz não era concedida como premiação por bravura. Foi reservada para Generais que "tivessem as decisões estratégicas as mais proeminentes que afetaram o curso da guerra". Hermann Göring recebeu a Grã-Cruz quando comandou a Luftwaffe nas campanhas de 1940 contra a França, Bélgica e Holanda.

A Grã-Cruz original que foi dada a Göring pessoalmente por Hitler, foi destruida durante os bombardeios a sua casa em Berlim. Göring tinha cópias extras feitas de platina, e usava uma delas quando rendeu-se aos aliados em 1945.

Em fotografias é possivel ver Göring usando sua medalha Pour le Mérite, sua Cruz de Cavaleiro e a a Grã-Cruz ao mesmo tempo.



ESTRELA DA GRÃ-CRUZ DE FERRO

No decorrer da segunda guerra nunca foi concedida a ninguém. O único exemplar que se conhece foi encontrado pelos aliados no fim da guerra. O design foi baseado na Estrela da Grã-Cruz de 1914. Assim como a Grã-Cruz, não era entregue por bravura, mas seria destinada ao General mais bem sucedido no final da Guerra. Acredita-se que seria para Göring, que já tinha ganho a Grã-Cruz de Ferro.



PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Cruz de Ferro foi usada como símbolo do exército alemão até 1915, quando foi substituida pela cruz grega. Em 1955 foi novamente adotada pelo exército apesar de ter sido usada pela Wehrmacht nazista.

A Cruz de Ferro, condecoraçãos alemã exclusiva de tempos de guerra, não foi concedida a mais ninguém desde 1945.

Em 26 de Julho de 1957 o governo alemão editou a “Lei de Títulos, Ordens e Medalhas de Honra”, permitindo aos veteranos a sua utilização; como a suástica era proibida por lei, foi alterada para três folhas de carvalho.
avatar
|GFW|.VINGANÇA JUDAICA
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.VINGANÇA JUDAICA em Dom Maio 31, 2009 6:47 pm

Amigos, eu ia botar as fotos das medalhas aqui mas sou completamente leigo em relação à colocar fotos no fórum. Se alguém me explicar depois, dou uma ilustrada nesses textões aí!!
Abraços e boa leitura! hehehehee
avatar
|GFW|.VINGANÇA JUDAICA
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|Kaiser|Thunderbolt em Dom Maio 31, 2009 7:09 pm

Há um projeto no parlamento alemão a respeito da volta da Cruz de Ferro para soldados que estão lutando no Iraque, se não me engano. Há uma certa polemica ja que a Cruz de Ferro se tornou simbolo maximo de bravura de um soldado durante o regime nazista, mas acredito que não tenha nada a ver com a ideologia, apenas como forma de nacionalismo mais light dos dias atuais.
avatar
|GFW|Kaiser|Thunderbolt
Germany For War Member Battlefield 1942

Número de Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 27
Localização : Ponta Grossa - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|Kaiser|Thunderbolt em Dom Maio 31, 2009 7:11 pm

Como seria ela nos dias atuais:

avatar
|GFW|Kaiser|Thunderbolt
Germany For War Member Battlefield 1942

Número de Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 27
Localização : Ponta Grossa - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.Wurger em Dom Maio 31, 2009 8:08 pm

|GFW|Kaiser|Thunderbolt escreveu:Como seria ela nos dias atuais:


Não consigo ver a imagem...
=(


De fato...a cruz de ferro é massa pra carai.

Rudel ganhou uma feita especialmente para ele. Very Happy
E de fato, não tem nada a ver com apologia.
Isso é coisa de filho da puta ignorante. Mad

_________________
avatar
|GFW|.Wurger
Administrador GFW Clan
Administrador GFW Clan

Número de Mensagens : 406
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 26
Localização : Bavaria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.VINGANÇA JUDAICA em Dom Maio 31, 2009 8:11 pm

Certamente a história da condecoração militar mais famosa da Alemanha precede décadas ao regime nazista. Durante a Primeira Guerra Mundial, muitos judeus foram condecorados pela Cruz de Ferro por bravura no campo de batalha. Aproximadamente 100.000 judeus alemães lutaram pelo Império do Kaiser no primeiro embate mundial.

Infelizmente a medalha ganhou uma popularidade maior e relação com o regime nazista, que modificou a versão anterior da condecoração com folhas de carvalho no meio para uma suástica, além de ter sido essa época da Segunda Guerra onde tiveram mais condecorações desse tipo.

Opinião pessoal minha resume-se ao fato de que a Cruz de Ferro foi deturpada por um grupo de salafrários sanguinários, calhordas genocidas que certamente foram sepultados da mentalidade alemã em geral. O patriotismo alemão certamente passou por uma grande modificação ao longo dos anos, tiveram que pagar os preços desmedidos e injustos da Primeira Guerra Mundial e essa revolta abriu espaço para a entrada de homens carismáticos que no fundo não passavam de psicopatas. Assim levaram o país para outra catástrofe, que foi a destruição, estupros em massa e divisão de seu país pelos comunistas soviéticos, sem poderem ver familiares do outro lado do país, e em 1989 o Muro caiu. Junto com esse ato simbólico e muito forte, as famílias puderam se reencontrar depois de décadas de desunião, festejaram a vitória alemã na Copa de 1990 e a Alemanha tem um papel estabilizador fundamental no mundo como componente da União Européia e OTAN.
avatar
|GFW|.VINGANÇA JUDAICA
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.VINGANÇA JUDAICA em Dom Maio 31, 2009 8:12 pm

obs: Quando eu não estava logado no fórum eu vi a imagem, muito bonita por sinal, mas depois que loguei sumiu a imagem. Shocked
avatar
|GFW|.VINGANÇA JUDAICA
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|Kaiser|Thunderbolt em Seg Jun 01, 2009 9:38 am

Estranho.. pra mim aparece normal, vou ver se acho o link dela e posto aqui
avatar
|GFW|Kaiser|Thunderbolt
Germany For War Member Battlefield 1942

Número de Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 27
Localização : Ponta Grossa - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|Kaiser|Thunderbolt em Seg Jun 01, 2009 9:52 am

Achei: http://media.de.indymedia.org/images/2008/03/209784.jpg
avatar
|GFW|Kaiser|Thunderbolt
Germany For War Member Battlefield 1942

Número de Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 27
Localização : Ponta Grossa - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|Kaiser|Thunderbolt em Seg Jun 01, 2009 11:33 am

Deu certo ai Wurger e Vingança?
avatar
|GFW|Kaiser|Thunderbolt
Germany For War Member Battlefield 1942

Número de Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 27
Localização : Ponta Grossa - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.Wurger em Seg Jun 01, 2009 12:45 pm

Não.... Shocked

Caraca...vou abrir no link mesmo...

_________________
avatar
|GFW|.Wurger
Administrador GFW Clan
Administrador GFW Clan

Número de Mensagens : 406
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 26
Localização : Bavaria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|Kaiser|Thunderbolt em Seg Jun 01, 2009 1:26 pm

=X e pelo link deu certo?
avatar
|GFW|Kaiser|Thunderbolt
Germany For War Member Battlefield 1942

Número de Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 27
Localização : Ponta Grossa - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por |GFW|.Anjo do Inferno em Seg Jun 01, 2009 5:38 pm



Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
(Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes - RK)







Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
com Folhas de Carvalho
(Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes mit Eichenlaubes - EL)




_________________

|GFW|.Anjo do Inferno
Administrador GFW Clan
Administrador GFW Clan

Número de Mensagens : 393
Data de inscrição : 29/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Cruz de Ferro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum